Relator do PL das Fake News pede adiamento da votação do projeto

Relator do PL das Fake News pede adiamento da votação do projeto

Deputado Orlando Silva (PCdoB) argumentou que não teve tempo de analisar todas as sugestões

R7

publicidade

O relator do projeto de lei de regulação das plataformas digitais, chamado de PL das Fake News, pediu o adiamento da votação da proposta, na tarde desta terça-feira. 

Orlando Silva fez o pedido no plenário da Câmara dos Deputados, enquanto parlamentares se manifestavam a favor e contra o PL. 

"Mesmo após todos esses encontros e ouvindo todas essas bancadas, não tivemos, e assumo a responsabilidade, tempo útil para examinar todas as sugestões. Gostaria de pedir para retirar da pauta de hoje, para que possamos analisar e incorporar sugestões, para termos uma posição que unifique o plenário da Câmara, para combater a desinformação e garantir a liberdade de expressão, a responsabilização para as plataformas e a transparência na internet. É um tema do Brasil, não do governo ou da oposição", declarou Orlando Silva. 

A decisão cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Após o pedido do relator, Lira afirmou que pediria a opinião dos líderes das bancadas. "Colocar ou não [em votação] é prerrogativa do presidente da Casa. Estou sendo justo com o país, não com radicalismos", disse.

Mais cedo, Lira havia dito que não colocaria o PL para apreciação dos deputados caso o número de votos para aprovação não fosse alcançado. "Não tenho uma reunião [contabilização] de votos, quero conversar com os deputados para ter uma realidade das bancadas. É um projeto polêmico. Se tiver votos suficientes, vota. Se não tiver, meu intuito é que não vote."

O presidente da Câmara viaja para Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira. Caso a votação do PL das Fake News seja, de fato, adiada, a proposta deve ser colocada em pauta novamente apenas na próxima semana.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895