"Respeito ao resultado das urnas ultrapassa qualquer divergência política", diz Leite em Brasília

"Respeito ao resultado das urnas ultrapassa qualquer divergência política", diz Leite em Brasília

Chefe do Executivo do Rio Grande do Sul participou de reunião com governadores e chefes dos Poderes após atos terroristas no domingo

Mauren Xavier

publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou, na noite desta segunda-feira, de encontro com os 27 governadores e do Distrito Federal, em Brasília, para repudiar os ataques aos Poderes que aconteceram no último domingo. "O respeito ao resultado das urnas ultrapassa qualquer divergência no ponto de vista político. Nosso respeito e solidariedade, presidente", afirmou Leite. 

A reunião teve o tom de ato de compromisso dos governadores em defesa da democracia. Policiais militares de dez estados, incluindo o RS, foram enviados como reforço no contingente da Força Nacional. Ao todo, 500 agentes foram cedidos para proteção da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, presidentes da Câmara e do Senado também participaram da reunião.

Leite enfatizou que o RS instaurou um gabinete de crise para identificar quem participa e financia atos antidemocráticos e dar consequência aos atos, que se reunirá nesta terça-feira. Ele expressou solidariedade aos poderes atingidos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895