Rio Grande do Sul vai sediar encontro anual de embaixadores da União Europeia no Brasil

Rio Grande do Sul vai sediar encontro anual de embaixadores da União Europeia no Brasil

Estado foi escolhido como anfitrião por suas influências culturais europeias e pelas boas relações comerciais com o continente

Agência Brasil

Governador Eduardo Leite recebeu em 5 de novembro embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez

publicidade

Pela localização estratégica em relação ao Mercosul e pela sua história, o Rio Grande do Sul foi o estado escolhido para sediar a missão anual dos embaixadores dos estados-membros da União Europeia no Brasil. O evento começa nesta quarta-feira e vai até domingo. O objetivo é permitir a troca de informações sobre temas econômicos, comerciais e investimentos entre os dois blocos. Segundo o Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, a relação do bloco com o Brasil é "íntima" tanto no aspecto cultural quanto histórico.

"Essa sintonia abre muitas portas para as relações econômicas. Quem está na América do Sul precisa olhar para o Rio Grande do Sul, que não é apenas um estado brasileiro, mas também um estado integrado às culturas da Argentina, do Chile e do Uruguai", destacou. A missão liderada pela UE conta com representantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, de Chipre, da Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, de Luxemburgo, dos Países Baixos, da Polônia, de Portugal, da República Tcheca, Romênia e Suécia. 

Rubio ressaltou também as boas relações comerciais mantidas pelo Rio Grande do Sul com a Europa. Ele observou que a balança comercial do Rio Grande do Sul com a União Europeia é positiva para o estado brasileiro. Em 2018, o Rio Grande do Sul exportou US$ 4,1 bilhões para a União Europeia e importou US$ 1,6 bilhão dos países do bloco.

Além do destaque econômico, representado pelas oportunidades que acarretará no futuro o Acordo UE- Mercosul, Porto Alegre é o local ideal para ser visitada por europeus, observou. Ele lembrou que a cidade é fruto de influências culturais de diversos países que integram a UE. Na quinta-feira, embaixadores europeus terão encontros institucionais no estado e participarão do seminário Parceria Estratégica UE-Brazil, no âmbito do Rio Grande do Sul. O evento será na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e abordará assuntos como valores europeus e acadêmicos, parcerias acadêmicas entre o estado e a UE, inovação e tecnologia.

Após o seminário, os representantes europeus participarão de almoço oferecido pela prefeitura de Porto Alegre. À tarde, os embaixadores farão uma visita guiada à Stihl, empresa europeia de sucesso no Brasil, especializada em produtos destinados aos mercados florestal, agropecuário, jardinagem profissional, limpeza e conservação e construção civil. No fim do dia, eles se encontrarão com dirigentes da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em um jantar.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895