Sarney se reúne com líderes para apresentar proposta de novo referendo sobre armas

Sarney se reúne com líderes para apresentar proposta de novo referendo sobre armas

Após a aprovação pelo Congresso, votação pode começar em 90 dias

AFP

publicidade

A proposta de um novo referendo sobre a proibição do porte de arma pela população poderá ter apreciação acelerada no Senado. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), apresentará seu projeto aos líderes e não descarta a intenção de levar a proposta direto à apreciação em plenário.

Sarney disse que o projeto de lei prevê a realização do referendo popular 90 dias após a aprovação pelo Congresso Nacional e publicação no Diário Oficial da União. “Convoquei os líderes especificamente para isso (discutir a realização de um novo referendo). Precisamos de um novo referendo e que ele seja realizado o mais rápido possível.”

Além da realização de uma nova consulta popular, a intenção de José Sarney é revogar o Estatuto do Desarmamento, que passou em 2005 por referendo nacional para saber se o povo concordava ou não com a comercialização de armas e munição em todo o País.

O presidente do Senado também comentou a liberação do ponto eletrônico de oito dos 26 funcionários lotados em seu gabinete. Segundo ele, esses servidores continuam a cumprir a jornada de trabalho normal, mas em horários diferenciados dos demais. Sarney acrescentou que tratam-se de funcionários encarregados em lidar com questões ligadas diretamente a assuntos do estado do parlamentar nos ministérios.

A discussão sobre o referendo veio à tona depois da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um atirador matou 12 estudantes, na semana passada.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895