Sartori assina decreto que vai suspender pagamentos por 180 dias

Sartori assina decreto que vai suspender pagamentos por 180 dias

Novo governo inicia gestão com cortes de gastos

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Sartori suspendeu pagamentos por 180 dias

publicidade

Em seu primeiro dia de trabalho no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori assinou na tarde desta sexta-feira o decreto que vai protelar em seis meses o pagamento das dívidas que ficaram da gestão Tarso Genro, que estão orçadas em R$ 700 milhões. Sartori estava acompanhado do Secretário da Fazenda, Giovani Feltes; do Secretário Geral de Governo, Carlos Búrigo; do Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi e do líder do governo na Assembleia, Alexandre Postal.

O governador não falou com a imprensa após a assinatura do decreto. Giovani Feltes explicou as medidas adotadas: “Elas vão na diminuição do número de gastos nas diárias públicas, nas passagens aéreas, locação de bens e imóveis, novos contratos, nomeações, processos seletivos, nomeação de novos concursos”, disse.

“Este decreto tem alcance no primeiro momento de 180 dias e visa materializar o discurso que o governador fez ontem na posse. Dá conta de um contingenciamento e cuidado em relação aos gastos públicos do Estado. Temos percebido que é possível sim diminuir sobremaneira o custo da máquina pública do Rio Grande do Sul e essa medidas vão colaborar com isso”, completou.

Logo após a posse de Sartori, o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, ressaltou que o efeito desejado com a publicação do decreto é preservar dinheiro em caixa para cumprir compromissos com o funcionalismo público. “Fornecedores são importantes, mas nossa prioridade é pagar pessoal”, garantiu.

Medidas de contingenciamento:


- Suspensão de pagamentos de fornecedores do governo do Estado por 180 dias
- Adiamento de quitação dos valores pendentes de pagamento da gestão Tarso Genro, chamado “restos a pagar”
- Congelamento temporário de novos concursos e de nomeações dos já aprovados
- Corte nos gastos com passagens aéreas e diárias para fora do Rio Grande do Sul
- Buscar os chefes de outros poderes e instituições para negociar o contingenciamento do orçamento do Judiciário, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895