Sartori defende investimentos de seu governo em segurança pública

Sartori defende investimentos de seu governo em segurança pública

Atual governador descartou conflito com MDB nacional sobre apoio a Bolsonaro

Correio do Povo

Atual governador descartou conflito com MDB nacional sobre apoio a Bolsonaro

publicidade

O governador José Ivo Sartori defendeu nesta quinta-feira os investimentos em segurança pública feitos no Estado durante a sua administração. Segundo ele, apesar de ser atribuição dos estados, a segurança é mesmo uma “questão nacional”. Ele argumentou que seu governo vem fortalecendo a área e citou como exemplo a aprovação do chamado Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). A iniciativa foi definida pelo governador como “de vanguarda”, já que é inédita no país. Elaborado com o Instituto Cultural Floresta, ele permite a empresas contribuintes do ICMS a compensação de valores destinados à área.

O chefe do Executivo gaúcho ressaltou que, caso seja reeleito, vai fortalecer o sistema integrado com os municípios - atualmente, mais de 420 aderiram - no cercamento eletrônico e no videomonitoramento. Destacou também que seu governo já garantiu mais policiais nas ruas e criou lei de incentivo para a permuta de imóveis com o objetivo de garantir a construção de novos presídios. Para Sartori, a tecnologia e a inteligência são as melhores formas de aprimorar o trabalho policial. “Tanto é verdade que temos uma delegacia online para melhorar a questão da vida e a ação da Polícia Civil”, afirmou.

O governador passou a tarde envolvido em reuniões com representações do MDB-RS na sede do partido. Em um dos encontros, com os deputados estaduais da sigla, focou em organizar o grupo para a próxima semana de campanha, anunciando-os como “líderes do processo”. A ideia é que os parlamentares convoquem suas redes de liderança para que peguem material e invistam seu tempo na campanha. Na próxima segunda-feira, deputados e representantes emedebistas - como prefeitos e vice-prefeitos - devem se reunir novamente para traçar estratégias.

No final da tarde, Sartori esteve na sede da coordenação de campanha, onde recebeu apoio de Mateus Bandeira, Bruno Miragem e outras lideranças do Novo. Nesta sexta, o atual chefe do Palácio Piratini tem agenda no Litoral Norte. Pela manhã, participa de procissão em Tramandaí, onde também estará na mobilização do comitê central do deputado Gabriel Souza. Em seguida, às 11h, tem entrevista coletiva seguida de almoço em Imbé com lideranças políticas do município. À tarde, estará em reunião com o Sinduscon em Capão da Canoa e, por volta de 16h, se reúne em mateada da coligação Rio Grande no Rumo Certo na Prainha (Praça Borges de Medeiros), em Torres. No caso de chuva, ocorre caminhada na Feira do Livro, localizada no Parque do Balonismo.

Sartori também revelou que não há a possibilidade de conflito entre o MDB nacional, que declarou que se manterá neutro na disputa presidencial, e a sigla no RS, que, no início da semana oficializou apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). O atual responsável pelo Palácio Piratini diz que as divergências são respeitadas e não quis comentar como a decisão de seu adversário, Eduardo Leite (PSDB), em também apoiar o capitão da reserva pode afetar o segundo turno da eleição estadual.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895