Sartori escolhe Marcelo Lemos Dornelles para Procurador-Geral de Justiça

Sartori escolhe Marcelo Lemos Dornelles para Procurador-Geral de Justiça

Promotor vai comandar o órgão durante o biênio 2015/2017

Correio do Povo

Marcelo Lemos Dornelles é o novo Procurador-Geral de Justiça

publicidade

Marcelo Lemos Dornelles é o novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2015/2017. A escolha foi definida nesta quinta-feira pelo governador José Ivo Sartori, que anunciou a decisão através da sua conta do Twitter: "Informo aos gaúchos que escolhi o promotor Marcelo Lemos Dornelles como Procurador-Geral de Justiça.

O anúncio ocorre três dias após a lista tríplice ter sido entregue ao governador. Marcelo foi o primeiro colocado na eleição interna do Ministério Público, com 438 votos. A posse está marcada para 10 de junho, às 17h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes da sede da Instituição.

O futuro Procurador-Geral de Justiça concorreu à eleição pela primeira vez e com outros dois candidatos: o Procurador de Justiça Ivory Coelho Neto e o Promotor de Justiça Fernando Cesar Sgarbossa. Marcelo Lemos Dornelles será o primeiro Promotor de Justiça a assumir a chefia da Instituição gaúcha após a promulgação Constituição Federal de 1988.

Em comunicado feito em sua conta pessoal no Twitter, José Ivo Sartori destacou o “respeito, acima de tudo, ao Ministério Público, aos seus Membros e à sua elevada função”. O Governador ressaltou que também comunicou sua decisão ao atual Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e aos outros dois candidatos que concorreram ao pleito.

Perfil do novo Procurador-Geral de Justiça
Natural de Porto Alegre, Marcelo Lemos Dornelles, ingressou no Ministério Público em 1996. Especialista e Mestre em Direito, é coordenador da área de Direito Processual e Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e professor de Direito Penal e Direito Processual Penal. É co-autor de dois livros: "Juizados Especiais Criminais ? Lei 9.009/95, Comentários e Críticas ao Modelo Consensual Penal/2006" e "Lei de Drogas ? Aspectos Polêmicos à Luz da Dogmática Penal e da Política Criminal/2008", ambos publicados pela Livraria do Advogado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895