Sartori vai a Brasília com expectativa de assinar pré-acordo de recuperação fiscal

Sartori vai a Brasília com expectativa de assinar pré-acordo de recuperação fiscal

Vice-governador e técnicos da Fazenda participam de reunião com integrantes do Tesouro

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Governador está otimista com assinatura do pré-acordo

publicidade

O governador José Ivo Sartori na manhã desta quarta-feira para Brasília, Distrito Federal. De acordo com o Piratini, a expectativa é de que o pré-acordo de adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal seja assinado ainda hoje.

O vice-governador José Paulo Cairoli e técnicos da Fazenda estão reunidos na manhã desta quarta com representantes da Secretaria doTesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e os conciliadores da Advogacia-Geral da União (AGU), para tratar do assunto.

Apesar de oficialmente a AGU continuar afirmando que a arbitragem solicitada não será imediata, o Piratini disse ter recebido autorização para assinar o pré-acordo. Para participar oficialmente do Plano de Recuperação Fiscal, o Estado precisa da aprovação do Tesouro Nacional e da Assembleia Legislativa do RS.

Tentativa de sessão extraordinária 

Líder do governo na Assembleia, o deputado Gabriel Souza (PMDB) está tentando marcar sessão extraordinária na para essa sexta-feira. A expectativa é votar o plano de adesão antes do recesso de fim de ano. Caso os deputados não aprovem as medidas, o Estado não poderá dar continuidade ao processo junto com a União.

Em novembro, o Tesouro Nacional disse que o Rio Grande do Sul não estava apto para aderir ao Plano de Recuperação Fiscal. Desde então, o governo faz ofensivas, com diversas reuniões, em Brasília para tentar reverter o relatório. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895