Secretária do Meio Ambiente cogita demissão para investigados na Concutare

Secretária do Meio Ambiente cogita demissão para investigados na Concutare

Mari Perusso pediu sindicância para apurar envolvimento de servidores em esquema com licenças

Voltaire Porto/Rádio Guaíba

publicidade

A secretária interina do Meio Ambiente, Mari Perusso, participou da reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, na tarde desta sexta-feira, no Centro Administrativo, e apresentou as medidas adotadas após a Operação Concutare, da Polícia Federal. Mari informou que pediu uma sindicância na Procuradoria-Geral do Estado para apurar o envolvimento de servidores da Fepam em atos ilícitos, como recebimento de propina. A secretária alertou que, se for confirmada facilitação para agilizar licenças ambientais a empreendedores, há risco de demissão.

Outra iniciativa é a instalação de uma corregedoria na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, abrangendo a Fepam. Os servidores da Fundação presos pela Polícia Federal entraram em férias após ganharem liberdade. A conduta deles também vai ser investigada internamente.

Mari Peruso alertou que hoje existem 8 mil processos de licenças ambientais em tramitação, além de outros 2 mil pedidos que se estendem de governos anteriores. Desde 2011, quando assumiu o atual governo, mais de 30 mil licenças foram concedidas.

Para qualificar, oferecer maior transparência e estabelecer projetos prioritários, ela acrescentou que o governo vai criar uma sala de gestão, na qual o empreendedor também deve interagir. Outros órgãos de controle, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, também foram procurados pela secretária para novas fiscalizações.


 

 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895