Secretária Leany relata proibição de acesso a reunião no Paraná

Secretária Leany relata proibição de acesso a reunião no Paraná

Titular da pasta do Planejamento quase foi barrada em encontro destinada a governadores e secretários

Por
Mauren Xavier

Leany Lemos reportou situação de constrangimento no Paraná

publicidade

Faltando pouco mais de uma semana para o Dia da Mulher, a secretária estadual de Planejamento, Leany Lemos, relatou nas redes sociais uma situação de constrangimento durante a programação do encontro que reuniu governadores dos estados do Sul e do Sudeste, no sábado passado, em Foz do Iguaçu. Acompanhada do governador Eduardo Leite, Leany foi barrada ao acessar uma sala onde ocorreria uma reunião fechada entre os sete governadores e sete secretários. “Éramos 14 tomadores de decisão e era a única mulher”, completou. Na publicação, ela conta que ao entrar na sala, foi informada que apenas secretários poderiam ingressar e, mesmo tendo se identificado como secretária de Estado, foi proibida. “Senhor, estou entrando. Obrigada. E entrei”, concluiu. Em seguida ela completou que, infelizmente, momentos como esse “acontecem com muito mais frequência do que gostaria”.
 
A mensagem foi publicada no aeroporto, pouco antes de embarcar para Porto Alegre. “A repercussão me surpreendeu muito”, revelou. A publicação recebeu centenas de curtidas e comentários de solidariedade, entre eles do próprio governador, que pediu para ser comunicado caso isso ocorra novamente. Na plataforma LinkedIn, que é voltada ao meio empresarial, o alcance foi ainda maior. “Me surpreendi, como a manifestação de mulheres dizendo que já passaram por situações similares. Mas também por homens que disseram estar surpreendidos com a situação. Precisamos falar”. 

Com mais de 30 anos de carreira e 20 ocupando cargos de liderança, ressaltou a importância de dar visibilidade a um tema tão importante: “É muito comum e ocorrem muitas vezes. A cada 15 dias eu passo por algo similar”, disse. “A gente não fala muito e talvez não estejamos dando a dimensão geral desta situação.”

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"- Senhor, preciso entrar nesta sala, estou acompanhando o governador. - Senhora, somente secretários. - Senhor, sou secretária. - Só secretários de Estado, senhora. - Sou Secretária de Estado de Planejamento do RS, senhor. Silêncio... pela fresta, vejo alguns colegas. - Senhora, só governadores. 😳 - Senhor, estou entrando. Obrigada" E entrei. É verdade esse bilhete. E é verdade que acontece com muito mais frequência do que gostaria. É verdade que rio disso tbm, porque senão a gente não sobrevive ao dia a dia pesado. Mas quando, numa foto dessas, em várias fileiras, vc só vê uma mulher - porque elas estão no back, sendo as recepcionistas impecáveis (aliás, evito usar tudo preto nessas ocasiões, porque 100% das vezes me param pra pedir informação), as cerimonialistas competentes, as assessoras que carregam pianos de cauda gigantescos - não dá pra não achar que tá tudo certo. O mundo avançou um monte. E há montes e montanhas e todo tipo de landscspe ainda pra ser avançado. Até a gente ser só igual. Bom sábado, gente! #genderequality


Uma publicação compartilhada por L E A N Y L E M O S 🌟 (@leanylemos) em