Secretário de Desenvolvimento Econômico vê RS aberto a empreendedores

Secretário de Desenvolvimento Econômico vê RS aberto a empreendedores

Ruy Irigaray destacou parceria entre Sedetur e Apex-Brasil

Cláudio Isaías

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, esteve nesta terça-feira no Café Político promovido pela Associação de Jovens Empresários (AJE) de Porto Alegre

publicidade

O Rio Grande do Sul vive um momento especial porque demonstra uma politica de promoção tanto nacional quanto internacional mostrando aos empreendedores que o Estado é forte. A avaliação foi feita nesta terça-feira pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ruy Irigaray, durante o Café Político promovido pela Associação de Jovens Empresários (AJE) de Porto Alegre.

“O governo do Estado proporciona um ecossistema para quem deseja investir no território gaúcho tanto de incentivo fiscais quanto dos bancos de fomentos que têm capacidade de emprestar dinheiro com juro e crédito barato”, explicou.

O encontro realizado na Lage Eventos, na zona Norte da cidade, reuniu associados da AJE POA e representantes de entidades como a Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, (CJA), da CDL Jovem e da Associação Gaúcha do Varejo (AGV Jovem). Segundo Irigaray, as reformas necessárias para o desenvolvimento do Estado estão acontecendo como o foi o caso da aprovação pela Assembleia Legislativa da venda de três estatais. “O governo Eduardo Leite tem o objetivo claro de transformar o Rio Grande do Sul em um dos maiores estados da federação quanto a receptividade de investimentos vindos de fora”, ressaltou.

No encontro com os jovens empresários, Irigaray destacou a recente inauguração do escritório da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex/Brasil) na região Sul, com sede na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Ele salientou que, além da inauguração do escritório, foi assinado um protocolo de intenções entre a Sedetur e a Apex-Brasil, visando a elaboração de um plano de trabalho a ser desenvolvido em conjunto com o objetivo de apoiar a internacionalização das empresas, desenvolver ações de investimentos e promover as exportações das indústrias gaúchas.

“Estabelecendo essa parceria com Apex/Brasil, grande responsável pela promoção internacional das empresas brasileiras, temos a possibilidade de levar a nossa indústria para mais de 150 postos diplomáticos pelo mundo e também para grandes feiras internacionais”, acrescentou.

Irigaray disse que além da agenda de superação da crise e das reformas do Estado, é preciso conciliar, com a mesma importância, uma agenda de desenvolvimento econômico. “Essa agenda não é apenas da secretaria, mas ela é, sim, fundamental na articulação, seja através da Junta Comercial, dos bancos de desenvolvimento e na sua própria estrutura, para viabilizar novos projetos e atender os empreendedores para que possamos ter um ambiente de negócios mais atraente no Estado”, explicou.

O secretário afirmou que o seu objetivo desde que assumiu a Sedetur foi o de propor um projeto de inovação, fazendo desse um novo momento para o Rio Grande do Sul: “Queremos um Estado mais próspero, ágil e voltado aos investidores”.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895