Servidores dão abraço simbólico em prédio da Cientec

Servidores dão abraço simbólico em prédio da Cientec

Segundo a associação de funcionários, instituição coloca R$ 11 milhões no caixa do Estado

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Funcionários deram um abraço simbólico para chamar a atenção para a importância da instituição

publicidade

* Com informações de Vitória Famer

Na manhã desta quarta-feira, servidores deram um abraço simbólico no prédio da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) que fica na rua Washington Luiz, no Centro Histórico de Porto Alegre, para chamar a atenção da importância dos trabalhos realizados pela instituição. Além de trabalhar com pesquisas, a Cientec presta serviços de análise e laudos para diversos clientes. Segundo o presidente da Associação de Funcionários, Claudomiro Machado, a fundação dá lucro para o Estado.

“Com serviços externos arrecadamos R$ 11 milhões, que não está contabilizado corretamente. (…) Todos os nossos laboratórios são equipados com dinheiro de instituições que financiam projetos. Outras instituições não poderão captar esses recursos porque somente as fundações podem captar para o desenvolvimento de pesquisas. (…) É inaceitável que o governo abra mão de ativos públicos importantes na elaboração e execução de políticas públicas”, afirmou Machado.

Fundada há 75 anos, a Cientec com 255 concursados e dois funcionários com cargos de confiança. Entre os trabalhos prestados pela fundação, estão os laudos feitos para o poder judiciário, aceitos pelo reconhecimento da excelência do serviço prestado.

“Esse pacote do Sartori é uma fraude. Ataca instituições de pesquisa, cultura e informação deixando o Rio Grande do Sul sem condições de projetar o seu futuro. Desrespeita a cidadania e impõem ao parlamento um projeto para análise em 20 dias, onde os deputados não terão uma noção clara das repercussões imediatas. Entendemos que será um desastre para o Estado”, declarou Machado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895