Servidores derrubam gradis e são contidos pela BM no Palácio Piratini

Servidores derrubam gradis e são contidos pela BM no Palácio Piratini

Pelo menos duas bombas de efeito moral foram ouvidas durante a confusão

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Servidores derrubaram grades e tentaram invadir o Palácio Piratini

publicidade

Os servidores públicos que protestam contra o pacote de medidas do governo José Ivo Sartori derrubaram as grades de proteção colocadas pela Brigada Militar (BM) na frente do Palácio Piratini e foram contidos pela força policial na tarde desta terça, no centro do Porto Alegre. Segundo informações do repórter da Rádio Guaíba Lucas Rivas, a reação da BM foi para impedir que os manifestantes invadissem o prédio do Executivo gaúcho. Pelo menos duas bombas de efeito moral foram ouvidas durante a confusão.

Após a confusão, a Brigada Militar se posicionou no lado oposto da Assembleia Legislativa, enquanto, o Batalhão de Choque da BM ficou próximo ao portão principal do Palácio Piratini. Os servidores ainda queimaram um boneco representando o governador Sartori.



No mínimo três manifestações de servidores ocorrem na tarde desta terça-feira pelas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre contra o pacote de medidas anunciadas por Sartori para tentar conter a crise financeira do Estado. As caminhadas com carros de som, apitos, cartazes e faixas de protesto se deslocam para o Palácio Piratini, onde ocorre um protesto pedindo a retirada do projeto da pauta da Assembleia Legislativa.

O maior dos protestos saiu do Largo Glênio Peres, subiu a Borges de Medeiros, entrou na Jerônimo Coelho e acessou a Praça da Matriz. Durante todo o trajeto, os servidores gritavam palavras de ordem contra o pacote que pretende extinguir 11 órgãos estaduais e demitir mais de mil trabalhadores. O parcelamento dos salários também foi alvo dos manifestantes.

O segundo protesto saiu da avenida Alberto Bins, passou pelo túnel da Conceição, pela Ufrgs e se uniu ao terceiro, que teve como concentração na frente do Palácio da Polícia, na avenida Ipiranga. Este grupo entrou na avenida João Pessoa, seguiu pela avenida Senador Salgado Filho, Borges de Medeiros, Jerônimo Coelho e acessou a praça da Matriz.


O acesso a Assembleia Legislativa segue fechado, com entrada exclusiva para deputados, assessores e imprensa. O trânsito na Duque de Caxias está bloqueado a partir da João Manoel.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895