Sindicatos vão ao Piratini discutir projeto do IPE Saúde

Sindicatos vão ao Piratini discutir projeto do IPE Saúde

Entidades entendem que governo deveria apresentar reajuste salarial antes da reestruturação

Felipe Nabinger

Representantes de entidades sindicais chegam ao Piratini para reunião com Lemos.

publicidade

Integrantes da Frente dos Servidores Públicos do RS, composta por 16 entidades, estiveram no Palácio Piratini no final da tarde desta terça-feira para participarem das discussões acerca do projeto de reformulação do IPE Saúde, previsto para ser encaminhado à Assembleia Legislativa ainda em maio. Com representantes de entidades como o Cpers-Sindicato, Sindijurs/RS, e Sindicaixa, entre outros, os sindicalistas entregaram ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, um documento com demandas dos servidores.

Conforme o ofício, as entidades querem o adiamento do envio do projeto sobre IPE Saúde à Assembleia, discutindo antes reajuste salarial para os servidores. Para elas, a situação do plano tem relação com a não reposição da inflação e falta de ganho real para os servidores. Há também críticas sobre o favorecimento nas tabelas de cobrança no primeiro desenho do projeto do Executivo para aqueles com maiores salários em detrimento de quem ganha menos. Além disso, os sindicalistas não querem que o projeto, quando enviado ao Legislativo, seja apresentado com regime de urgência, a fim de intensificar as discussões.

Entre as cobranças, também está o estabelecimento de uma mesa de diálogos, o que não vem ocorrendo. Os sindicatos querem que o governo estabeleça um cronograma de reuniões periódicas com assessorias técnicas das entidades e ressaltam que o estreitamento das relações, com a retomada de diálogo com os sindicatos, foi um compromisso assumido em encontro com o vice-governador Gabriel Souza (MDB), ainda na época da campanha eleitoral.

Após o encontro, Lemos tinha na agenda reunião com representantes da Federação Sindical dos Servidores Públicos Estado do RS (Fessergs) no início da noite. Nesta quarta-feira à tarde, encontros estão agendados com as bancadas do Republicanos, Novo e PL. Na terça-feira da semana que vem, as reuniões já agendadas sao com o União Brasil e o PSDB. A primeira bancada a apresentar sugestões foi a do PP, na segunda-feira, seguida do PDT, que foi recebida na tarde desta terça-feira. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895