Suplicy lamenta morte de Wando e aposentadoria de Rita Lee

Suplicy lamenta morte de Wando e aposentadoria de Rita Lee

Em pronunciamento, senador declamou versos de músicas de ambos

Agência Senado

Senador lembrou a trajetória musical de Wando e Rita Lee

publicidade

Em pronunciamento nesta quarta-feira, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou a morte, ocorrida pela manhã, do cantor e compositor Wando, para o qual pediu voto de pesar. Ele também lastimou a anunciada aposentadoria dos palcos da cantora e compositora Rita Lee. O parlamentar fez uma pequena biografia dos dois homenageados em seu discurso, declamando versos de algumas das canções de maior sucesso de ambos.

Suplicy lembrou que Wando foi vendedor de jornal, motorista de caminhão e feirante, antes de começar a compor e cantar. Suplicy lembrou que o músico popular tornou-se nacionalmente conhecido em 1975, com a música “Moça”. Nos anos 80, destacou o senador, Wando consolidaria a reputação, como ele mesmo dizia, de "obsceno" – o que, numa entrevista em 2007, revelaria ser uma espécie de personagem.

O parlamentar disse ainda que o cantor gravou 28 álbuns e vendeu pelo menos 12 milhões de discos, tendo se firmado no "imaginário romântico, erótico e afetivo do povo brasileiro", conforme o documentário “Vou rifar meu coração”, de Ana Rieper, de 2011.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) somou-se à homenagem e lembrou a participação de Wando em comícios no Paraná a favor das eleições diretas para presidente da República, em 1984. O mineiro Vanderley Alves dos Reis, o Wando, tinha 66 anos e morreu de insuficiência cardiorrespiratória, deixando esposa, filhos e netos.

De Rita Lee, Suplicy exaltou seu casamento e parceria musical com o músico Roberto Carvalho, com quem fez 15 discos. E lembrou ter assistido um show da cantora em João Pessoa, no último dia do ano passado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895