Tarso busca investimentos para ampliar rede hoteleira do Estado

Tarso busca investimentos para ampliar rede hoteleira do Estado

Governador viajou para a Europa para visitar Portugal, Espanha e Inglaterra

Correio do Povo

publicidade

O governador Tarso Genro, que iniciou nesta segunda-feira uma viagem de 12 dias à Europa, destacou as parcerias com Portugal, Espanha e Inglaterra para atrair investimentos ao Estado e enfrentar a crise no continente, que se reflete em todo o mundo. Tarso afirmou em entrevista à Rádio Guaíba que um dos objetivos da viagem é buscar investimentos para ampliar a rede hoteleira gaúcha, já que a região Metropolitana está em penúltimo lugar no número de leitos do País.

Conforme o governador, o Rio Grande do Sul é um canal de chegada dos portugueses ao Mercosul, e isso deve ajudar a aumentar o número de estrangeiros que vem ao Estado. Ele destacou a importância da criação da linha da Tap com voo direto entre Porto Alegre e Lisboa, como impulso ao deslocamento até o país europeu e vice-versa.

"Queremos que o Estado seja um lugar de chegada permanente, com a mesma potência que o Centro do País", disse. Tarso salientou que a crise deve servir para valorizar as relações internacionais, tanto na área de produtos, quanto serviços, turismo, cultura e política.

Portugal e Espanha são países com relações privilegiadas e importantes da América Latina e o Rio Grande do Sul precisa estabelecer relações políticas para não ficar "escanteado", segundo Tarso.

Em Portugal, o governador participará de seminários e reuniões com autoridades e empresários do setor hoteleiro, que é bastante forte no país. Na Espanha, também haverá encontros com o setor empresarial. Já na Inglaterra as discussões se concentrarão nas áreas de petróleo, gás e tecnologia.

"Precisamos criar pontes concretas de intercâmbio econômico e as áreas de seviços e turismo têm grande importância", destacou. Tarso disse que o Estado tentará colaborar com os países europeus para passar por cima da crise e deseja que colaborem com o Rio Grande do Sul da mesma forma.

Todos os países serão atingidos com mais ou menos intesidade pela crise europeia, de acordo com o governador. Um dos objetivos da viagem é verificar em que medida isso ocorre no Estado e como a região pode conviver com a crise e transformar a situação desfavorável em favorável. "A crise atinge os países e estados conforme a estruturação para receber e se contrapor a ela", decretou. Atualmente, as exportações gaúchas para a Europa somam cerca de 25%, segundo Tarso.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895