Tarso destaca novo momento para investimentos no RS

Tarso destaca novo momento para investimentos no RS

Em vídeo publicado na internet, governador comemorou aprovação de projeto que altera indexador da dívida

Correio do Povo

Tarso acompanhou a votação ao lado de políticos gaúchos

publicidade

O governador Tarso Genro, um dos principais articuladores da renegociação da dívida dos estados com o governo federal, comemorou em um vídeo publicado no Facebook a aprovação da lei que muda o indexador. Com a alteração, o Rio Grande do Sul reduzirá em aproximadamente R$ 15 bilhões a dívida até 2028. Além de permitir a captação de novos empréstimos.

“Boa noite, estou falando aqui de Brasília, depois de uma votação histórica que tivemos no Senado e que encerra aquela disputa que vínhamos fazendo para reestruturar a dívida pública dos Estados. Isso tem três consequências para o Rio Grande do Sul, que é um compromisso que havíamos assumido desde o começo do nosso governo. Primeiro, abate R$ 15 bilhões da dívida pública do Estado. Segundo, abre um novo espaço fiscal para que o Estado possa obter novo financiamento para investimento, como, por exemplo, para infraestrutura. O terceiro, e não menos importante que os dois primeiros, abre uma clareira, abre um espaço, abre um conduto para uma discussão mais a fundo do pacto federativo no Brasil. Pacto federativo não é uma abstração. No fundo do pacto federativo está sempre à questão de dinheiro, de financiamento e autonomia para os estados investirem e assim por diante”, disse o governador na rede social.

Ao lembrar que o Rio Grande do Sul poderá captar 1 bilhão de dólares em empréstimos, Tarso “alfinetou” o governador eleito José Ivo Sartori. Genro disse que o novo mandatário poderá usar o dinheiro “apresentando projetos”, lembrando a campanha, quando cobrava que o candidato adversário não tinha planos para o Estado.

“Estou muito orgulhoso do que está acontecendo. Tivemos o apoio de vários governadores, vários prefeitos e os três senadores do Estado tiveram uma colaboração muito grande e chegamos a um final feliz. Era um compromisso que tinha a obrigação de saudar dentro do meu governo e está saudado. Compete agora ao novo governador encaminhar os pedidos e os projetos necessários para utilizar o espaço fiscal que nos abre a possibilidade de trazer para os cofres do Estado mais um bilhão de dólares em investimentos. Uma vitória do Rio Grande. Uma vitória de todos. Uma vitória do pacto federativo. Uma vitória daqueles que querem o Rio Grande cada vez melhor”, afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895