Tarso Genro convoca 650 concursados da Polícia Civil

Tarso Genro convoca 650 concursados da Polícia Civil

Aprovados chegaram a acampar na Praça da Matriz cobrando nomeações

Rádio Guaíba

Tarso Genro convoca 650 concursados da Polícia Civil

publicidade

O governador Tarso Genro decidiu, nesta sexta-feira, convocar 650 aprovados no concurso mais recente da Polícia Civil. A nomeação foi assinada no Palácio Piratini e a decisão vai ser publicada no Diário Oficial da próxima terça-feira, último dia de mandato. Os concursados devem agora iniciar curso preparatório na Academia de Polícia (Acadepol). Após a assinatura, representantes da Casa Civil, Secretaria de Administração e do Gabinete do Governador entregaram cópia da convocação a uma comissão de aprovados no concurso que chegou a acampar na Praça da Matriz.

O chamamento dos aprovados se deu por três motivos, conforme o governador. Em primeiro lugar, pela confirmação da permanência do delegado Guilherme Wondracek como chefe de Polícia para 2015. O segundo motivo é a garantia de que o caixa do Estado vai ter condições financeiras de arcar com o impacto dessas novas nomeações. Ainda assim, Tarso ponderou que a eventual supressão do imposto de fronteira pode deixar o caixa mais apertado para o pagamento desse efetivo. O terceiro motivo – concluiu o governador – é de que esses servidores dão sequência à politica de investimentos do Estado na valorização salarial e na redução dos déficits históricos de efetivos da Polícia.

Para os aprovados, o chamamento era a última esperança de ingressar na Polícia Civil. A categoria temia o congelamento de convocações em caso de a decisão ficar com o governador eleito José Ivo Sartori. Um dos aprovados, André Gonçalves, chegou a dizer que o grupo ajudou na campanha de Tarso, em troca de acordo pelas nomeações, e que também corria risco de retaliação pelo governo peemedebista. Os 700 aprovados na primeira leva já concluíram a formação na Acadepol e, neste mês, receberam uniformes, armas e munição.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895