Tebet diz que Congresso aperfeiçoou projeto sobre as novas regras fiscais

Tebet diz que Congresso aperfeiçoou projeto sobre as novas regras fiscais

Ministra participou de reunião com parlamentares na manhã desta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados

R7

publicidade

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (27) que o Congresso aperfeiçoou o texto enviado pelo governo propondo as novas regras fiscais. Na saída do encontro com a bancada o nordeste na Câmara dos Deputados, Tebet afirmou que as mudanças só aconteceram porque houve diálogo. A Câmara dos Deputados vota a urgência da proposta na sessão do plenário desta quarta-feira (17). 

A ministra agradeceu o relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), por ter tido "a capacidade de ouvir não só o Ministério da Fazenda, mas também do Planejamento”. Segundo ela, houve boa vontade de ambas as partes.

Por outro lado, Tebet manifestou ser contrária ao prazo estabelecido para analisar a necessidade de contingenciamento em caso de descumprimento da meta. O relator definiu relatórios a cada dois meses, quando a sugestão dada por Tebet era de quatro em quatro meses.

“Claro que nós queríamos um prazo maior. Dois meses dificulta um pouco o trabalho do ministério e também causa um pouco de dificuldade em relação aos ministérios menores”, disse a ministra, completando que o contingenciamento temporário pode gerar problemas para empenhar verbas.

Na proposta do governo, o contingenciamento era facultativo e a cada quatro meses. Cajado manteve a obrigatoriedade da análise, da forma com que ocorre no atual teto de gastos, e a cada bimestre.

A Câmara dos Deputados vota a urgência desta proposta na sessão do plenário desta quarta-feira (17). Caso a celeridade seja aprovada, a proposta não passará por análise das comissões temáticas e vai direto para apreciação em plenário, com data prevista para a próxima semana.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895