TRE cassa prefeito em cidade que teve todas as candidaturas indeferidas em 2012

TRE cassa prefeito em cidade que teve todas as candidaturas indeferidas em 2012

Situação e Oposição de São José do Ouro são acusadas de compra de votos

Rádio Guaíba

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o diploma do prefeito de São José do Ouro, Algacir Menegat, o Chinelinho (PT). A sessão de julgamento ocorreu na tarde desta terça-feira. A justiça de primeiro grau já havia determinado a cassação do registro, em dezembro passado, mas um recurso da defesa manteve o político no cargo.

Chinelinho e o vice-prefeito Vitor Hugo Bergamo (PMDB) são acusados de compra de votos. Pelo mesmo motivo, foram cassados os registros das candidaturas dos adversários derrotados na eleição de outubro, Ademir Perineto (PSDB) e Gabriel Lottici (PP). O TRE confirmou a cassação de ambos também.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lírio Biasi Júnior (PMDB), vai assumir o Executivo assim que o atual prefeito for notificado da decisão. Ele fica no cargo até haver nova eleição, que deve ocorrer no primeiro domingo de julho, conforme estimativa do TRE.

O Ministério Público Eleitoral apontou que a Coligação Aliança Democrática - de situação e derrotada na eleição de outubro - comprou votos por meio da negociação de cargos junto ao Poder Executivo municipal, da liberação de combustível, ranchos, do fornecimento de consultas médicas, de exames e medicamentos por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Já a oposição - Coligação União Popular Democrática - estruturou a compra de apoio na entrega de dinheiro, combustível, ingressos e negociações de cargos públicos e outras vantagens, indicou o órgão.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895