TRE-RS diploma vencedores das eleições 2016
capa

TRE-RS diploma vencedores das eleições 2016

Além de Nelson Marchezan e Gustavo Paim, foram diplomados 36 vereadores eleitos da Capital

Por
Heron Vidal

Além de Nelson Marchezan e Gustavo Paim, foram diplomados 36 vereadores eleitos da Capital

publicidade

Sob aplausos intensos, Nelson Marchezan e Gustavo Paim foram diplomados prefeito e vice-prefeito de Porto Alegre, nesta sexta-feira, pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. Não houve discursos dos eleitos. Na mesma cerimônia, que lotou o auditório do Ministério Público Estadual, com torcidas, ovação e ensaios vaiados de “fora Temer”, foram diplomados os 36 vereadores da Capital eleitos em 3 de outubro passado.

Em discurso forte em críticas contra a corrupção, o juiz eleitoral coordenador da diplomação, Niwton Carpes da Silva, surpreendeu o público. “Vivemos dias sombrios, de insegurança ausência de paz e corrupção”. O juiz destacou que o total da “roubalheira” é estimado em R$ 500 bilhões e “apenas uma empreiteira vai devolver R$ 6,8 bilhões”. Ele perguntou sobre o quanto ela deve ter ganhado em valor real, assim com outras empreiteiras.

Niwton Carpes enfatizou que a sociedade tem desconfiança da classe governante e políticos, elogiou a operação Lava Jato e lamentou a “ameaça ao judiciário com a lei da mordaça”. Convidou os eleitos a ”enveredarem pelo bem comum e passarem o Brasil a limpo pelas Câmara de Vereadores e prefeituras”.

O diploma é o documento que legitima os eleitos a assumirem seus cargos”, lembrou a presidente do Tribunal Regional, desembargadora, Liselena Ribeiro aos saudar os eleitos e destacar a segurança e tranquilidade do processo eleitoral que foi “espelho fiel do voto dos cidadãos”.