TRE-RS faz campanha para atrair jovens eleitores

TRE-RS faz campanha para atrair jovens eleitores

Mobilização será impulsionada durante reunião com secretaria estadual de Educação, universidades e movimentos estudantis

Flávia Simões*

Em coletiva, presidente do TRE-RS reforçou a importância da participação do eleitorado jovem

publicidade

Com o objetivo de ampliar a participação do público jovem no pleito deste ano, ocorre nesta quinta-feira uma reunião do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em parceria com Ministério Público, a secretaria estadual de Educação, universidades e movimentos estudantis para elaboração de uma campanha regional para impulsionar a participação dos eleitores entre 16 e 18 anos no pleito deste ano. O movimento ocorre na mesma linha da campanha promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que tem obtido resultados: até o início de abril, já se cadastraram 5.775 novos eleitores, entre 16 e 17 anos, no Estado. 

Durante o encontro, deverá ser discutida a implementação de campanhas estimulando a participação política tanto em escolas quanto em universidades. As ações surtiram, segundo a diretora-geral do TRE, Ana Gabriela Veiga, em função da baixa adesão desse eleitorado em comparação com pleitos anteriores. A demanda também partiu de grupos estudantis, que vendo a baixa adesão recorreram à Justiça Eleitoral. 

Além de estimular a participação democrática, através do voto, de jovens eleitores, a Justiça Eleitoral também pretende “quebrar” o preconceito com a política. “Esse desencanto com a democracia participativa não é só nosso, é um fenômeno mundial. Quando tem esse desencanto generalizado isso repercute mais na juventude. Mas se está fazendo um trabalho de procurar resgatar no eleitor jovem esse seu interesse em participar do processo eleitoral. E sem a juventude a sociedade está perdida”, enfatizou o presidente do TRE-RS, Arminio José Abreu Lima da Rosa. 

Atendimento presencial será somente no CAE

Foto: Mauro Schaeffer

A partir desta quinta-feira, o atendimento presencial para quem precisa da Justiça Eleitoral passa a ocorrer exclusivamente na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na rua Siqueira Campos, 805. A CAE atende aos eleitores desde novembro de 2020. Mesmo assim, a Justiça Eleitoral estimula que os eleitores continuem utilizando os portais on-line para regularização de pendências, como emissão de título ou transferência do título de eleitor.

Confira aqui um passo a passo de como tirar o seu título de eleitor online.

*Supervisão Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895