TRF4 mantém condenação a Fernando Collor por uso indevido de cota parlamentar

TRF4 mantém condenação a Fernando Collor por uso indevido de cota parlamentar

Ação popular tramita desde novembro de 2017, ajuizada por um advogado morador de Porto Alegre

Rádio Guaíba

TRF4 manteve condenação de Collor

publicidade

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, manteve a condenação do senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL) por uso indevido da cota parlamentar. Por unanimidade, a 3ª Turma determinou que ele deve ressarcir aos cofres públicos valores reembolsados indevidamente com verba da cota parlamentar.

De acordo com o processo, foram gastos relativos a serviços como segurança, portaria, jardinagem e limpeza em imóvel residencial de propriedade do senador, conhecido como “Casa da Dinda”, no Lago Norte, em Brasília.

Os desembargadores entenderam ter ficado comprovado que a utilização da verba se deu com fins pessoais e familiares, sem relação com a atividade parlamentar.

A ação popular tramita desde novembro de 2017, ajuizada por um advogado morador de Porto Alegre. O autor se baseou em uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo afirmando que Collor utilizou a cota para o pagamento de custos de manutenção e de segurança patrimonial na mansão da família, localizada no Lago Norte.

Em abril de 2019, a 10ª Vara Federal de Porto Alegre julgou a ação procedente. O senador recorreu ao TRF4. Na apelação, ele sustentou que a questão era de interesse estrito do Parlamento, devendo ser resolvida internamente, com base no regimento do Senado e sem interferência judicial.

A 3ª Turma negou o recurso, mantendo a condenação. O desembargador Rogerio Favreto relatou a ação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895