TSE analisa pedidos para propaganda partidária em 2011

TSE analisa pedidos para propaganda partidária em 2011

Tribunal vai avaliar a solicitação da fundação de 31 novas siglas

Agência Brasil e informações do R7

publicidade

O PTB, PPS, PSOL e DEM enviaram aoTribunal Superior Eleitoral (TSE) pedidos para veiculação de propaganda partidária em 2011. Os partidos têm até o dia 1º de dezembro deste ano para solicitar a divulgação da propaganda em 2011. No entanto, em caso de datas coincidentes, a prioridade é para o partido que apresentou o requerimento em primeiro lugar.

Para as próximas eleições, novas legendas também devem disputar uma vaga no Legislativo e Executivo. É que o TSE vai avaliar o pedido de fundação de 31 novas siglas, o que pode elevar de 27 para 58 o número de partidos políticos no Brasil. No futuro, eleitores mais à direita poderão votar no MIB (Movimento Integralista Brasileiro), os que preferem a esquerda terão a possibilidade de optar pela LBI (Liga Bolchevique Internacionalista) ou pelo PCR (Partido Comunista Revolucionário). Os de espírito mais alternativo poderão depositar suas esperanças no Partido Pirata.

Os novos partidos que venham a conseguir registro terão direito a dividir uma média anual de R$ 140 milhões do Fundo Partidário – dinheiro que é repassado às legendas - e dispor de cerca de 5 minutos de TV e rádio por semestre para explicar suas propostas.

Caberá ao eleitor descobrir quem, dentro dessa sopa de letrinhas, tem propósitos de realmente representar setores da sociedade e quem pretende apenas vender seu espaço na TV e no rádio para partidos maiores ou se tornar "língua de aluguel", encarregando-se de atacar rivais na defesa de interesses de terceiros, em troca de cargos ou dinheiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895