União Europeia aumenta para 75 milhões de euros a ajuda humanitária para Gaza

União Europeia aumenta para 75 milhões de euros a ajuda humanitária para Gaza

Ursula von der Leyen ressaltou que Israel tem o direito de se defender contra o Hamas, respeitando o direito internacional humanitário

AFP

publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste sábado (14) que triplicará, chegando a 75 milhões de euros, a ajuda humanitária da UE à população da Faixa de Gaza, onde Israel lança intensos bombardeios em resposta ao ataque do Hamas.

"A Comissão aumentará imediatamente em 50 milhões de euros a dotação atual de ajuda humanitária prevista para Gaza. Isto elevará o total para mais de 75 milhões de euros [cerca de R$ 400 milhões de reais]", afirmou Von der Leyen, após falar com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Continuaremos a cooperar estreitamente com as Nações Unidas e suas agências para garantir que essa ajuda chegue àqueles que dela necessitam na Faixa de Gaza", disse ela, em um comunicado divulgado depois de sua visita a Israel.

"A Comissão apoia o direito de Israel de se defender contra os terroristas do Hamas, respeitando plenamente o direito internacional humanitário. Estamos trabalhando arduamente para garantir que os civis inocentes em Gaza recebam apoio nesse contexto", acrescentou.

O comissário europeu para a Gestão de Crises, o esloveno Janez Lenarcic, ressaltou, por sua vez, que "é essencial garantir acesso seguro e sem restrições à ajuda humanitária".

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895