Vamos nos tornar cada vez mais transparentes, diz Tarso

Vamos nos tornar cada vez mais transparentes, diz Tarso

Governo gaúcho lançou Portal da Transparência, que possibilita o acesso à informações do Executivo

Correio do Povo

Governo gaúcho lançou Portal da Transparência, que possibilita o acesso à informações do Executivo

publicidade

O Governo gaúcho lançou, em cerimônia na tarde desta quarta-feira, o site da transparência e serviço de informação ao cidadão, como parte da Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor em todo o Brasil. A página, que já está no ar, vai centralizar a demanda da população, para que ela tenha acesso aos dados do Executivo. O governador Tarso Genro afirmou que a ferramenta vai criar um elo entre o Estado e o cidadão. “A partir da crítica do cidadão, nós vamos nos aperfeiçoar para nos tornar cada vez mais transparentes”, declarou Tarso. Na cerimônia, ele e o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, assinaram o decreto que regulamenta a lei no Rio Grande do Sul e estará disponível no novo portal.

• Conheça passo a passo da Lei de Acesso a Informação

Conforme o plano do governo, a Cultura da Transparência possui três objetivos principais: implementar o conceito de Governo aberto, criar mecanismos de controle social e transformar a relação do Estado com o cidadão. A subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges, que coordenou os trabalhos dentro do portal, afirma que com a ferramenta a população poderá exercer um controle social maior a respeito do que ocorre entre os agentes públicos. “Os gaúchos, a partir de hoje, têm à disposição um conjunto de informações para exercer, efetivamente, um controle social”, esclareceu a coordenadora.

Para o governador Tarso Genro, o site e a lei colocam à disposição um sistema contra ilegalidades que ocorrem no sistema público. “Temos hoje, praticamente toda a semana, a notícia de inquéritos policiais e administrativos, versando sobre ilegalidades cometidas por agentes públicos ou privados, os chamados mal feitos, como diz a presidente Dilma. Parece que o Brasil, em determinando momento, passou a ter um surto de corrupção”, afirmou Tarso. “E quanto mais mecanismos nós nos colocarmos de transparência do Estado e controle social, e quanto mais informações tiver o cidadão comum e a imprensa sobre isso, mais esses casos de ilegalidades aparecerão e estarão nos jornais”, reforçou. “É um dia marcante, pois coloca à disposição um conjunto de informações para que os cidadãos se municiem de dados para denunciar", finalizou Tarso.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895