Vereador de Novo Hamburgo relaciona violência em escolas à educação de professores

Vereador de Novo Hamburgo relaciona violência em escolas à educação de professores

Manifestação foi feita pelo parlamentar Ito Luciano (PTB), após receber vaias de servidores municipais em sessão plenária

Kyane Sutelo

Vereador Ito Luciano em atividade na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.

publicidade

Um vereador de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, fez uma manifestação polêmica sobre a violência em escolas, durante pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores do município. O parlamentar Ito Luciano (PTB) disse que crimes cometidos por jovens teriam relação com a educação que receberam de professores. “Eu nunca vi, professoras, do qual eu tenho o maior carinho, o maior respeito, e que não tem educação. Lamentavelmente, é por isso que as crianças estão matando, estão assaltando, talvez seja pelo nível de educação”.

O caso ocorreu na segunda-feira, durante sessão plenária. Os parlamentares debatiam um projeto de lei sobre o Dia Municipal da Marcha para Jesus. “Essa Casa requer que, nós, sempre, estaremos do lado da maioria, não da minoria”, afirmou Ito Luciano, sendo interrompido por vaias e gritos de servidores municipais — que estavam nas galerias para a votação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município. Foi quando o vereador pediu que o presidente do legislativo garantisse seu direito à manifestação e se dirigiu aos professores.

Vaiado novamente pelos servidores que estavam nas galerias, após criticar os professores, o parlamentar prosseguiu: "eu não estou aqui pra receber palminhas de ninguém. De ninguém. Eu estou aqui para cumprir meu mandato por uma comunidade que me elegeu por oito vezes e meu filho por dois”. O vereador Ito Luciano ainda instigou os manifestantes. “Eu quero que cada uma de vocês se some na próxima eleição e peçam para não votar em mim, ok? Educadamente vocês façam isso", disse, criticando também colegas. "Tem vereador aqui, que vocês estão aplaudindo e foi lá negociar a presidência desta Casa para ir contra vocês. Eu nunca fiz isso na minha vida”, afirmou.

O Correio do Povo contatou o vereador Ito Luciano por meio de seu gabinete para repercutir a sua manifestação. Porém, até a publicação desta matéria o parlamentar não se pronunciou. A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, por meio da Assessoria de Comunicação, afirmou que não vai se manifestar, pois o vereador estava em seu espaço de fala. O espaço segue aberto.

Veja a sessão na íntegra:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895