Vereador Ricardo Gomes é confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa de Sebastião Melo

Vereador Ricardo Gomes é confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa de Sebastião Melo

Em convenção, Democratas lançou 35 candidatos à Câmara de Vereadores

Por
Henrique Massaro


publicidade

Em uma convenção marcada por discussões sobre a ausência de candidato próprio a prefeito de Porto Alegre, o Democratas confirmou nesta terça-feira por ampla maioria o nome do vereador Ricardo Gomes como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Sebastião Melo (MDB). A nominata do partido, que hoje tem quatro vereadores na Capital, é de 35 candidatos ao Legislativo municipal.

O candidato a vice-prefeito reforçou parte da fala de Melo, que, no dia anterior, na convenção do MDB, afirmou que, se eleito, não aumentará impostos em Porto Alegre. “Esse é um compromisso que vai ser feito publicamente com os porto-alegrenses durante a campanha”, afirmou Gomes, ao dizer que um grupo de trabalho já está atuando para diminuir o impacto do projeto do IPTU. O vereador acrescentou que o compromisso da chapa é de atrair investimentos e recuperar a autoestima da Capital.

A decisão do Democratas de entrar na disputa com um candidato a vice-prefeito, no entanto, não foi unânime. Durante a convenção, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte reforçou seu interesse em concorrer a prefeito e foi criticado pela maioria dos colegas de partido. “Eu advogo e continuo advogando à candidatura própria, partidos políticos foram feitos para terem candidaturas próprias e não eternamente ficarem vinculados a outros partidos”, disse.

Por outro lado, a vereadora Comandante Nádia Gerhard, que foi pré-candidata a prefeita, concordou com a opção partidária de sair da disputa pelo Paço Municipal. “Com a quantidade de candidatos postos, estaríamos, com mais a nossa candidatura, reforçando Manuela D’Ávila e Marchezan para o segundo turno, ao passo que se juntássemos força do centro-direita teríamos mais condições de poder ter uma Porto Alegre com mais oportunidades e efetivamente voltada para os porto-alegrenses.”

Ainda nesta terça-feira, o Cidadania aprovou 42 candidatos à Câmara de Vereadores e, por unanimidade, o apoio à coligação que tem Sebastião Melo e Ricardo Gomes como candidatos a prefeito e vice-prefeito. A coligação Estamos Juntos Porto Alegre ainda conta com Solidariedade, PRTB, DC e PTC.