Yeda: falta de vagas em presídios gaúchos acabará em 2010

Yeda: falta de vagas em presídios gaúchos acabará em 2010

Segundo Yeda, governo já tem licenças e terrenos garantidos para novas casas prisionais

Rádio Guaíba e Correio do Povo

Segundo Yeda, governo já tem licenças e terrenos garantidos para novos presídios

publicidade

A governadora Yeda Crusius disse nesta tarde em entrevista exclusiva à Rádio Guaíba que até o final de 2010 não faltarão vagas prisionais no Rio Grande do Sul. Ela afirmou que 9 mil vagas para o regime fechado serão criadas.

No momento em que falou com a rádio, Yeda revelou que estava saindo de uma reunião para tratar sobre o sistema carcerário gaúcho: "Espero até o final do ano que vem conquistar o déficit zero nas vagas prisionais". Ela comparou sua promessa com o déficit zero nas finanças, dizendo que as pessoas duvidavam antes e se tornou uma realidade. Até fevereiro, o governo criará também, segundo ela, 1 mil vagas para o regime semiaberto.

A governadora citou a realização da Copa do Mundo como outro fator de motivação para implantar o plano: "Nós vamos aparelhar o estado do Rio Grande do Sul até mesmo porque isso é importante para a gente demonstrar que a gente quer a Copa de 2014 aqui e no problema de segurança em vagas em presídios nós já estaremos resolvidos a partir do ano que vem".

Conforme Yeda, todas as cidades que receberão os presídios já foram escolhidas, mas a ideia é, antes reformar "o que está ruim" - nesse quesito, ela lembrou do Presídio Central, em Porto Alegre, no qual, segundo ela, já conta com a galeria C restaurada. A governadora contou que Passo Fundo, Bento Gonçalves, Guaíba, São Leopoldo e Charqueadas receberão casas prisionais. "Muita coisa está em andamento."

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895