4º Festival Nacional da Juventude Rural tem participação de 190 jovens gaúchos

4º Festival Nacional da Juventude Rural tem participação de 190 jovens gaúchos

Evento ocorre entre 25 e 27 de abril, em Brasília

Correio do Povo

publicidade

O Rio Grande do Sul vai ser representado por 190 jovens agricultores de 16 a 32 anos no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, evento que ocorre em Brasília entre terça-feira (25) e quinta-feira (27). Durante o evento, os jovens vão reivindicar melhor infraestrutura, educação com uma matriz pedagógica voltada para realidade do campo, acesso à terra, habitação rural, entre outras demandas, como afirma a coordenadora estadual de Jovens da FETAG-RS, Jaciara Muller. “É urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso país. E esse é um dos objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, destacou a secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Mônica Bufon, em nota.

Ao todo, cerca de 5 mil jovens de 16 países vão participar do festival, que tem o objetivo de debater políticas públicas para a juventude, agricultura familiar, meio ambiente e direitos humanos. Durante o evento, o setor espera respostas do Governo Federal a respeito da Pauta da Juventude Rural da CONTAG, entregue no dia 30 de março ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República). O documento, elaborado por 270 jovens de todos os estados brasileiros, inclui propostas voltadas aos eixos da Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer. 

Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a programação do evento inclui debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Esta é a quarta edição, após os festivais realizados em 2007, 2010 e 2015. Estes obtiveram resultados como avanços no Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895