Abatedouros clandestinos são interditados na fronteira

Abatedouros clandestinos são interditados na fronteira

Em ação de combate à aftosa, equipes da Seapa realizam fiscalização na região

Correio do Povo

publicidade

Seis equipes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) atuam desde sexta-feira nas regiões da fronteira com a Argentina, em ação que ocorre em combate à febre aftosa. As forças-tarefa já realizaram apreensões e interditaram dois matadouros que operavam de forma clandestina na região.

Os abatedouros interditados se localizam nos municípios de Esperança do Sul e Porto Xavier. Em Esperança do Sul, também foi apreendido um bovino e 30 quilos de carne sem inspeção. No segundo local, a equipe recolheu equipamentos de abate.

O animal encontrado no abatedouro foi desossado e a carne doada para instituições filantrópicas, segundo o governo do Estado. A carne que não possuía inspeção foi inutilizada e auto de infração aplicado ao proprietário do produto. As equipes volantes, que contam com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar e do Exército, vistoriaram pelo menos 60 quilômetros de margem do rio Uruguai.

Paraguai inicia vacinação contra aftosa

Com surto de aftosa no país, o Paraguai começou nesta segunda-feira revacinação de seu gado. Cerca de mil animais foram sacrificados ao longo do último fim de semana. Brasil, Argentina e Uruguai reforçaram sua vigilância sanitária em função da notícia, provocando a imediata suspensão das exportações de carne bovina paraguaia.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895