Abertura Oficial da Colheita da Soja destaca dificuldades com a estiagem

Abertura Oficial da Colheita da Soja destaca dificuldades com a estiagem

Evento ocorreu em Tupanciretã

Patrícia Feiten

Evento ocorreu na sede da Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco)

publicidade

O município de Tupanciretã promoveu nesta segunda-feira (7) a Abertura Oficial da Colheita da Soja no Estado. Em razão da chuva, o tradicional ato simbólico que ocorreria na lavoura da Granja Guajuvira, da Cultivare Agronegócio, teve de ser cancelado, e lideranças do setor, produtores e autoridades se reuniram na sede da Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco). Na solenidade, destacaram as dificuldades enfrentadas pelos agricultores com a estiagem que afetou a safra gaúcha de verão.

Entre os presentes, estavam a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti; o diretor administrativo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, e o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Eugênio Zanetti.

Maior produtor de soja do Estado, Tupanciretã é um dos municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem. De acordo com o prefeito e presidente do Sindicato Rural local, Gustavo Terra, a região amarga quebra de 80% na produção da oleaginosa. No caso do milho, as perdas estimadas são de 100% nas áreas de sequeiro e de 20% nas lavouras irrigadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895