Abertura oficial da colheita de soja celebra resiliência do produtor gaúcho

Abertura oficial da colheita de soja celebra resiliência do produtor gaúcho

Com previsão de quebra superior a 30% na safra 2022/23 da oleaginosa, governador Eduardo Leite reitera parceria do Estado com bancos públicos para fomento à irrigação

Correio do Povo

publicidade

Em meio à estiagem que já dizimou mais de 40% da safra de milho e 30% da de soja cultivada no ciclo 2022/2023 no Rio Grande do Sul, produtores, lideranças e autoridades deram o pontapé oficial à colheita da oleaginosa. O marco ocorreu na última sexta-feira, na Agropecuária Coxilha Bonita, em Tupanciretã, com cerimônia na Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco).

Segundo o governador do Estado, Eduardo Leite, que participou da solenidade, o momento refletiu a capacidade de trabalho e de resiliência dos produtores gaúchos. "Quando comemoramos um aniversário, não realizamos a celebração apenas quando está tudo bem e estamos felizes. Celebramos também que nós sobrevivemos, que vencemos as dificuldades e seguimos fortes”, comparou o governador.

Em relação ao enfrentamento à estiagem, Leite reinterou o que falou na abertura da 21ª Expoagro Afubra sobre a parceria do Estado com bancos públicos para fortalecer a irrigação nas lavouras gaúchas. "Vamos anunciar, em breve, um grande programa do governo do Estado para a irrigação. É um plano com boas condições de estimular os produtores a buscar esses recursos. Nossa gestão está comprometida com o setor", enfatizou.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras. "O Programa Avançar é um exemplo. Repassamos recursos para a perfuração de poços, a instalação de cisternas e a escavação de microaçudes", destacou Feltes. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895