Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas termina com sucesso de público no Capão do Leão

Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas termina com sucesso de público no Capão do Leão

O evento que reuniu nos últimos três dias na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado mais de 15 mil pessoas interessadas em informações sobre o cultivo do arroz e da soja

Angélica Silveira

Seminário Duas Safras foi um dos destaques da programação do último dia da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.

publicidade

A entrada da soja no processo de cultivo foi destaque no Seminário Duas Safras, que ocorreu nesta sexta-feira, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. A iniciativa fez parte da programação da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas que se encerrou nesta sexta-feira.

O evento que ocorreu nos últimos três dias foi considerado um sucesso pela presença de público, o que já era percebido no dia da solenidade oficial, na quinta-feira. Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho nos dois primeiros dias mais de 13 mil pessoas já tinham passado pela Abertura. “Este dado mostra que a meta que tínhamos de 15 mil ao longo dos três dias foi alcançada. Isto também é o reflexo desse profissionalismo que a Federarroz encara cada vez mais a abertura, um evento técnico, profissional, que reúne desde as vitrines tecnológicas a parte da feira, do auditório principal e a arena digital, que foi uma novidade neste ano”, destaca.

Durante três dias diversos temas foram tratados na programação, desde a gestão, passando pelo mercado de arroz, soja, pecuária, integração lavoura pecuária e a questão ambiental. “Falamos inclusive na emissão de gases, carbono, o crédito que o produtor pode ter em função de um sistema de produção cada vez maior e como se beneficiar se rentabilizar em função disso”,enumera. Para ele , a Abertura contemplou tudo o que é fundamental para que o produtor possa ter sucesso na sua atividade.

Para ele, o produtor que participa do evento é o que busca atualização. “Hoje as informações são muito rápidas e é fundamental para uma decisão lá na propriedade que muitas vezes define toda uma situação econômica, porque o que importa na atividade rural é resultado econômico”, justifica. A Abertura apresentou informações e as tecnologias existentes no mercado. “Não tem como hoje o produtor se manter no campo não se profissionalizando”, enfatiza.

Este ano quem foi na Estação Experimental pode conferir plantações de arroz, soja, milho e girassol, além de algodão. “A agricultura é feita de ciclos e temos que ter as informações, conhecimento, tecnologia, enfim todas as ferramentas para novamente ficar com um portifólio cada vez maior de produtos”, destaca. Por fim, ele anunciou que a 35ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas está confirmada para o mesmo local, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2025.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895