Acumulado do Índice de custos de produção fica abaixo do IPCA pela primeira vez desde 2020

Acumulado do Índice de custos de produção fica abaixo do IPCA pela primeira vez desde 2020

Decréscimo foi de 2,78%

Correio do Povo

publicidade

A inflação acumulada em 12 meses do Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) ficou abaixo do acumulado no mesmo período do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pela primeira vez desde abril de 2020. Divulgado pela Farsul nesta quarta-feira, o IICP teve queda de 2,78% em outubro e alta de 3,22% no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto o IPCA teve alta de 6,85% no mesmo período. De acordo com a Farsul, isso significa que por um longo período os preços da cesta de produtos que compõe o custo de produção estiveram acima dos preços gerais da economia, monitorados pelo IPCA.

A queda no IICP de outubro é a 5ª seguida. A queda nos preços dos fertilizantes foi o principal fator que influenciou os resultados. A queda acumulada nos primeiros 10 meses do ano é de 5,18%. Os índices deste ano também representam uma queda em relação a 2021, ano de sucessivas altas com inflação acumulada de 51,39% no IICP. 

Ao mesmo tempo, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos (IIPR), que mede os valores pagos ao produtor, permaneceu estável em outubro, com uma variação calculada pela Farsul em 0,01%. De acordo com a entidade, isso ocorre porque altas nos preçõos da carne suína e arroz foram compensadas por quedas de preço para carne bovina e trigo. O acumulado de 12 meses para o IIPR é de alta de 6,77%. Porém, a Farsul avalia que, mesmo com resultados positivos, a elevação dos custos diminuiu as margens de lucro dos produtores nos últimos meses.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895