Agricultores protestam no centro de Erechim

Agricultores protestam no centro de Erechim

Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares pediu agilidade para liberação de recursos

José Ody

Agricultores reclamaram do preço do leite

publicidade

Cerca de 250 agricultores do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar/Sul (Sutraf/Sul) de 30 sedes do Alto Uruguai reuniram-se nessa segunda-feira em dois pontos da cidade de Erechim para protestar contra o preço do leite. 

“Nosso objetivo foi mostrar que o preço do leite, e principalmente os derivados, nos mercados não baixaram quanto ocorreu com o produtor”, afirmou Adilso Baroni secretário da Fetraf/RS.

Segundo o dirigente, os produtores de leite da região estão recebendo em média R$ 0,60/litro de leite entregue à indústria. Os agricultores distribuíram 250 litros de leite, segundo Baroni, industrializado e inspecionado à população que passava pelo local. Depois de cerca de três horas o trânsito foi liberado à medida que o grupo deslocava-se para o centro da cidade.

Adilson Szady, coordenador da Fetraf/Erechim, disse que a mobilização foi pacífica. Ele afirmou que o objetivo foi apenas de fazer pressão, mas “se não avançar vamos mudar a tática”. O programa de habitações para o meio rural (agricultura familiar) teria até agora cerca de 12 mil casas prontas no sul do país, avalia Baroni. Por volta das 16h a manifestação foi encerrada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895