Agricultura antecipa período de vazio sanitário no Rio Grande do Sul

Agricultura antecipa período de vazio sanitário no Rio Grande do Sul

A antecipação ocorre também no calendário de semeadura, que passa a ser de 01/10/23 a 18/02/24

Correio do Povo

“A antecipação em 10 dias do período de vazio sanitário para a cultura da soja no Estado decorre de uma solicitação dos produtores, a fim de melhor adequar o calendário de plantio da soja e outras culturas”, afirmou, em nota, Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi.

publicidade

A data do vazio sanitário para cultura da soja no Rio Grande do Sul foi alterada para o intervalo entre os dias 03 de julho a 30 de setembro, pela portaria SDA Nº 820 foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU). A antecipação ocorre também no calendário de semeadura, que passa a ser de 01/10/23 a 18/02/24. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicador do texto, antecipou em dez dias o estabelecido anteriormente a partir de uma solicitação dos produtores gaúchos. Esse pedido foi encaminhado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em março deste ano.

“A antecipação em 10 dias do período de vazio sanitário para a cultura da soja no Estado decorre de uma solicitação dos produtores, a fim de melhor adequar o calendário de plantio da soja e outras culturas”, afirmou, em nota, Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi. Para Felicetti, não há prejuízo na medida fitossanitária, porque vai possibilitar uma melhor organização dos produtores para o cumprimento da Portaria e enfrentamento da ferrugem asiática.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895