Agronegócio brasileiro abre 77 novos mercados

Agronegócio brasileiro abre 77 novos mercados

Em dezembro, oito países passaram a importar carne bovina

Correio do Povo

Carne bovina ganhou novos destinos

publicidade

Em 2021, o Brasil abriu 77 novos mercados internacionais para produtos do agronegócio. Em dezembro, por exemplo, oito países passaram a integrar a lista de importadores de carne bovina, lácteos e material genético avícola e bovino brasileiros, de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A conquista mais recente foi a possibilidade de exportar fibroblasto bovino para fins de clonagem à Argentina, formalizada na última quinta-feira (30) com a aceitação de protocolos fitossanitários pelos dois países.

Ainda no fim de dezembro, Cuba liberou a entrada de embrião e sêmen bovino do Brasil, e a Malásia permitiu a importação de carne bovina e miúdos de origem bovina do país. Da Colômbia, o Brasil obteve aval para exportar farinha de carne e ossos e sebo bovino. O México autorizou a comercialização de lácteos brasileiros, e Uganda, de material genético avícola do Brasil.

Além disso, em 2021, 850 estabelecimentos brasileiros registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIFs) foram habilitados para exportação de produtos agropecuários. E, ainda, mais 12 adidos agrícolas assumiram a função. Agora, o Brasil conta com 28 adidos agrícolas nas representações diplomáticas no exterior.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895