Angus e Sebrae/RS firmam parceria para genotipagem de rebanhos

Angus e Sebrae/RS firmam parceria para genotipagem de rebanhos

O acordo vai permitir a genotipagem de 2.350 reprodutores da raça Angus, de diversos criadores.

Correio do Povo

publicidade

A Associação Brasileira de Angus e o Sebrae/RS anunciaram uma parceria para fomentar a inclusão de reprodutores na avaliação genômica do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO). Em nota, a Angus informa que o Sebrae vai subsidiar parte do custo de genotipagem, atualmente cotado em torno de R$ 112,50 por cabeça. De acordo com Mateus Pivato, gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, com o subsídio, o valor do teste deve ficar em "pouco mais de sessenta reais”.

“Parcerias como estas aceleram a inclusão de mais reprodutores no PROMEBO. Com este subsídio conseguiremos atingir um número maior de genotipagem neste ano e difundir o uso da seleção genômica nos rebanhos Angus e Ultrablack. Teremos informações mais acuradas dando ainda mais celeridade no progresso genético. A Associação será responsável pela coordenação do projeto como já faz nas solicitações tradicionais de genotipagem pelo criador, porém com um custo menor. Faremos todo o fluxo de informação destes dados junto ao Sebrae e ao Promebo”, comemora Pivato.

A expectativa da associação é que a parceria viabilize a genotipagem de 2.350 reprodutores da raça Angus.  Atualmente, o PROMEBO conta com cerca de 9.300 reprodutores genotipados. "Vale lembrar que o apoio será apenas para criadores do Estado do Rio Grande do Sul que tenham uma movimentação que caracterize micro ou pequena empresa”, pontua o gerente.

O PROMEBO tem quase 50 anos de história e é o principal programa de seleção para as raças britânicas e sintéticas. De coordenação da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), é também homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895