Apresentadas as novidades da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

Apresentadas as novidades da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

O evento ocorre entre os dias 21 e 23 deste mês na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado

Angélica Silveira

Autoridades do setor, apresentaram as novidades durante a manhã desta quarta-feira

publicidade

Já está quase tudo pronto para a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento que promete reunir especialistas e interessados no setor ocorre pela sexta vez consecutiva na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, no sul do Estado. A expectativa dos organizadores é que em torno de 15 mil pessoas prestigiem o evento.

Na manhã desta quarta-feira foram apresentadas as novidades para a edição deste ano. Entre elas estão a arena digital, onde ocorrerão parte das palestras e levará tecnologia e informação e o salão da indústria 4.0, onde serão apresentadas as novidades do pós colheita. O local também terá uma área de integração entre lavoura e pecuária. Quem vai até o local pode constatar que a montagem da estrutura do evento está adiantada. O trabalho começou de forma efetiva no último dia 20.

As vitrines tecnológicas que ocorrem pelo sexto ano, antes ocupavam três hectares da Embrapa. Neste ano, o espaço ocupado chegará há 10 hectares. Pela primeira vez haverá colheita de soja na cerimônia de abertura oficial. “O objetivo é mostrar a sinergia entre as duas. A soja é fundamental para dar sustentabilidade para a cultura do arroz”, diz o diretor técnico da Federarroz, André Matos. Serão quase 60 vitrines que contarão com a participação de 37 empresas.

A lavoura que será colhida na cerimônia de abertura oficial, que ocorre no final da segunda tarde do evento foi plantada em setembro. Após uma visita técnica foi apresentado dois vídeos sobre o evento. Em um deles confirmava que na Abertura da Colheita será possível o produtor ter acesso a informação e tecnologias sobre a plantação em terras baixas, compartilhando inovações de mercado, novidades que poderão ser agregadas no dia a dia com estratégias para melhorar os resultados.

Para o presidente da Federarroz, que organiza o evento, Alexandre Velho, a expectativa para o evento é a maior possível. “Este ano, o tema gestão potencializando safras eu penso que é muito pertinente para o atual momento. O produtor tem que se profissionalizar e buscar uma gestão econômica, financeira, de pessoas e administrativa. Aqui temos todas as condições de trazer as informações necessárias para que os produtores tenham sucesso na atividade agrícola”, garante.

O representante do SENAR, Cláudio Rocha o pré-evento ocorrido nesta quarta-feira é muito importante. “Na visitação podemos ter uma ideia da dimensão da Abertura da Colheita. Em nome do SENAR seguimos alinhados. O propósito é o mesmo, focar em gestão do agronegócio, o que faz toda a diferença”, disse, prometendo, mas sem adiantar que o SENAR trará novidades na edição deste ano.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895