Aprovada união de cooperativas

Aprovada união de cooperativas

Aliança era desenhada desde agosto

Patrícia Feiten

publicidade

Associados da Coagrisol, de Soledade, e da Cotrijal, de Não-Me-Toque, aprovaram nesta quinta-feira, em assembleias gerais extraordinárias, a aliança entre as duas cooperativas, que era desenhada desde agosto. Com a decisão, a Coagrisol será incorporada pela Cotrijal, que assumirá todos os seus bens, direitos e obrigações, e ambas passarão a operar sob a marca da segunda. Somadas, as receitas anuais das duas entidades totalizam R$ 3,2 bilhões.

A assembleia da Coagrisol ocorreu pela manhã, com a presença de 200 cooperados aptos a votar, e teve apenas uma manifestação contrária à incorporação. Na assembleia da Cotrijal, à tarde, a parceria entre as cooperativas foi aprovada por unanimidade pelos 72 sócios votantes. A união, porém, ainda depende de uma última etapa. Uma comissão formada por três associados de cada cooperativa irá elaborar um parecer sobre a incorporação. O documento, então, será apreciado em uma assembleia conjunta das cooperativas, marcada para o dia 28 fevereiro de 2022, em Não-Me-Toque.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a aliança será “um divisor de águas” na história da cooperativa. “A Cotrijal vai assumir mais de 14 mil associados”, ressalta, apontando que a cooperativa terá a “grande responsabilidade” de levar a cultura e o trabalho que faz em sua área a todos os associados da Coagrisol.

Em comunicado, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, destacou que a cooperativa, apesar de consolidada, vinha sendo confrontada pela necessidade de investimentos. “Diversos estudos internos e externos mostram que a união é o único caminho pelo qual poderemos crescer em escala e impulsionar os nossos associados”, disse.
Presente em 35 municípios, a Cotrijal reúne mais de 8 mil associados. A Coagrisol opera em 28 municípios e tem 14,7 mil associados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895