Arroz ocupa área menor neste ano

Arroz ocupa área menor neste ano

Área deve ser de aproximadamente 935 mil hectares devido à estiagem, que reduziu o nível de alguns mananciais

Carolina Pastl*

publicidade

O plantio da safra de arroz 2020/2021, que a diretoria técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) considerou praticamente encerrado nesta semana, vai ocupar área cerca de 4% menor do que a prevista inicialmente em agosto, que era de 969 mil hectares. O recuo deve-se à estiagem do final de 2019 e primeiro semestre de 2020. A falta de chuva não prejudicou a produtividade daquela safra – que foi recorde – porque os reservatórios já estavam formados, mas se refletiu sobre a disponibilidade de água para as lavouras desta primavera e verão.

“No início do (atual) ciclo, alguns mananciais, principalmente da Campanha e da Fronteira Oeste, ainda não estavam com seus níveis completos, o que gerou preocupação nos produtores, que reduziram sua intenção de semeadura”, observa o diretor técnico do Irga, Ricardo Kroeff.

Para o vice-presidente da Federação dos Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Roberto Ghigino, a lavoura deste ciclo terá uma das menores áreas dos últimos tempos. A safra 2019/2020 já tinha ocupado área menor que as anteriores, com 940 mil hectares. Uma boa perspectiva é da maior radiação solar, que ocorre em anos de La Niña, e é boa para a cultura.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895