Biotrigo Genética deverá ser incorporada ao grupo GDM

Biotrigo Genética deverá ser incorporada ao grupo GDM

Aquisição ainda passará por aprovação no CADE e na Comissão Nacional de Defesa da Concorrência, na Argentina

Correio do Povo

publicidade

A Biotrigo Genética deverá passar a integrar a GDM, companhia global referência em melhoramento genético vegetal de cultivos extensivos. A incorporação, que está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil, e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina, "permitirá maiores incentivos econômicos e impulsionará o desenvolvimento da cadeia do trigo", divulgou a empresa gaúcha. Porém, até que as aprovações concorrenciais sejam obtidas, ambas as empresas seguem totalmente independentes.

Conforme divulgou a Biotrigo, em nota, a incorporação amplia o portfólio e as soluções para os agricultores. "Esse movimento também permitirá que a GDM expanda sua presença a outros mercados importantes para a cultura do trigo, como os Estados Unidos, Canadá e Europa", explicou.  A empresa também detalhou que a mudança trará "um maior nível de investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento em genética vegetal, utilizando as novas ferramentas tecnológicas, como genômica, data analytics ou edição gênica, com foco no trigo, e resultando em mais e melhores produtos para os agricultores e para a cadeia tritícola".

A GDM está presente no Brasil há 20 anos. "A integração da Biotrigo a GDM irá impulsionar ainda mais a capacidade de produção de cultivares com alto potencial produtivo e em atender às especificações das indústrias que processam os grãos. Esse fator é gerado pela combinação de conhecimentos, experiências e capacidade de desenvolvimento de ambas as empresas, alinhado com os desafios mundiais de alimentação e os objetivos de sustentabilidade", destacou André Cunha Rosa, diretor da Biotrigo, no comunicado oficial sobre o negócio.

Ottoni Rosa Filho, também diretor da Biotrigo, comentou que a identificação entre as companhias ocorreu devido à agilidade para implementar melhorias e pela capacidade de acelerar o processo de desenvolvimento de cultivares focadas no aumento da taxa de sucesso dos agricultores. “Em ambas as companhias, trabalhamos com altos padrões de qualidade em nossos programas de melhoramento. E, o que é tão ou mais importante, compartilhamos culturas semelhantes, o que fortalece a equipe da Biotrigo e lhe dá oportunidades de desenvolvimento profissional no futuro. Estou convencido de que a sinergia entre GDM e Biotrigo será altamente positiva”, ressaltou.

O comunicado esclarece, ainda, que André Cunha Rosa e Ottoni Rosa Filho são os sócios fundadores da Biotrigo e que ambos continuarão participando ativamente do negócio como membros do Conselho Consultivo da empresa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895