Boa expectativa marca abertura da colheita de uva e ameixa em Porto Alegre
capa

Boa expectativa marca abertura da colheita de uva e ameixa em Porto Alegre

Produtores esperam obter 200 toneladas de frutas neste verão

Por
Carolina Pastl (estagiária sob supervisão de Danton Júnior)

Abertura do evento aconteceu nesta terça-feira

publicidade

O otimismo de produtores marcou a abertura da colheita para a 29ª Festa da Uva e da Ameixa, que ocorreu nesta terça-feira, no bairro Vila Nova, em Porto Alegre. A expectativa é produzir em torno de 100 toneladas de uvas e mais 100 toneladas de ameixas. Em comparação ao ano passado, não houve mudanças significativas: 110 toneladas de uva para 90 de ameixa. De qualquer forma, para o chefe do Escritório Municipal da Emater e técnico em agricultura, Luís Paulo Vieira Ramos, o número foi maior do que o esperado.

Isso porque o frio propiciado pelo inverno contribuiu ao desenvolvimento de ameixas. Mas, ao mesmo tempo, para os parreirais localizados no alto de morros, houve redução de 10% da safra, em função da dificuldade de absorção de água, explicou Ramos. Para esse verão, o mesmo prevê que o quilo dessas frutas seja vendido de R$ 8,00 a 9,00.

A festa acontece nos dias 11, 12, 18 e 19 de janeiro, das 9h às 20h, no CTG Estância da Figueira (Rua Dr. Vergara, 5345), em Belém Velho, com acesso gratuito. A abertura do evento ocorre no dia 11, às 17h. O evento contará com bancas para venda de frutas, conservas, compotas e pães, além de atividades artísticas.

A produção colhida também será comercializada no Largo Glênio Peres, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e em pontos de oferta localizados nos bairros Vila Nova, Ipanema e Campo Novo.

O evento é uma realização de produtores rurais e da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev), com o apoio da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul), da Assembleia Legislativa/RS, da Câmara Municipal de Vereadores, do CTG Estância da Figueira, da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).