Brasil amplia presença em feira de alimentos do Oriente Médio

Brasil amplia presença em feira de alimentos do Oriente Médio

Organizada pela ABPA e pela ApexBrasil, participação brasileira terá 22 agroindústrias de carnes, ovos e material genético

Correio do Povo

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A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) levará 22 agroindústrias nacionais à Gulfood 2023, maior feira do mundo focada em alimentos para o mercado halal (produzidos de acordo com os preceitos islâmicos). O evento será realizado de 20 a 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a participação brasileira é organizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Neste ano, as empresas brasileiras ocuparão na mostra uma área conjunta de mais de 450 metros quadrados, 20% superior à da edição passada, de acordo com nota divulgada nesta terça-feira (14) pela ABPA. As marcas confirmadas, dos setores de carne de frango, carne de pato, ovos, material genético e carne suína (para compradores não islâmicos), são Aurora Alimentos, Avenorte, Avivar, Bello Alimentos, BRF, C.Vale, Coasul, Copacol, Dália Alimentos, Granja Faria, GtFoods, Jaguafrangos, Lar Agroindustrial, Naturovos, Netto Alimentos, Pamplona Alimentos, Pif Paf, Somave, SSA, Villa Germania, Vossko e Zanchetta Alimentos. A Seara Alimentos e a Vibra Agroindustrial participarão do evento com estandes próprios.

Segundo a ABPA, as projeções apontam para o crescimento dos negócios da avicultura do Brasil com o mercado halal. Além dos destinos tradicionais, o setor espera aumentar os embarques para países como o Catar, o Kuwait e o Egito neste ano. “Neste contexto, a ação que realizaremos na Gulfood será estratégica para impulsionar os negócios em nossa já tradicional relação comercial com os consumidores muçulmanos”, diz o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Líder mundial há mais de uma década no fornecimento de carne de frango halal, o Brasil exportou no ano passado 1,983 milhão de toneladas para esse mercado, volume 3,6%% superior ao de 2021. A receita dos embarques chegou a US$ 3,869 bilhões, um crescimento de 29,1% no mesmo período. Os Emirados Árabes Unidos foram os maiores compradores, com 444,9 mil toneladas importadas em 2022.


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