Brasil e Irã vão ampliar trocas de produtos agropecuários

Brasil e Irã vão ampliar trocas de produtos agropecuários

Compromisso foi assumidos pelos ministros da Agricultura dos dois países

Correio do Povo

publicidade

Brasil e Irã firmaram um compromisso de aumentar e diversificar a exportação de alimentos, commodities agrícolas e material genético no sábado, último dia da visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao país asiático. 

Além de abrir a possibilidade de ampliar as exportações de ureia, de 600 mil para 2 milhões de toneladas por ano, o Irã poderá enviar para o Brasil produtos como frutas secas, pistache, trigo e açafrão. Na via inversa, o Brasil, que já embarca grandes volumes de soja, milho e carnes para o parceiro comercial, quer ampliar a venda de algodão, arroz e açúcar.

Ao assinar o acordo com o ministro da Agricultura iraniano, Seyed Javad Sadatinejad, Tereza Cristina lembrou que a importação de ureia é muito importante para a agricultura brasileira e ressaltou que os dois países precisam se conhecer mais. Para isso, convidou os empresários iranianos a virem ao Brasil apresentar seus produtos, especialmente em feiras agrícolas. Os dois ministros se comprometeram também a apoiar investimentos, joint ventures e a implementação de projetos agrícolas de empresas de ambos os países.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895