Brasil e Reino Unido selam acordo para exportação de produtos agrícolas

Brasil e Reino Unido selam acordo para exportação de produtos agrícolas

O acordo garante a regularidade do fluxo comercial para o Reino Unido e para a UE

Correio do Povo

publicidade

O Brasil e o Reino Unido definiram as novas cotas cotas tarifárias de importação (TRQs) de produtos agrícolas e não agrícolas. O memorando de entendimento foi assinado no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) na última quinta-feira e redefiniu o volume das exportações brasileiras ao país após sua saída da União Europeia (UE). Segundo nota conjunta dos minitérios das Relações Exteriores, da Economia e da Agricultura, o acordo garante a regularidade do fluxo comercial para o Reino Unido e para a UE. Os detalhes têm caráter reservado, mas os três ministérios confirmaram ajustes na repartição provisória das cotas usada desde 2021. “O Brasil confia que as novas condições serão implementadas com a maior brevidade possível, para que os exportadores possam delas se beneficiar já no início do segundo semestre de 2023, quando se iniciam os 'anos-quota' regulares para a maioria das TRQs”, finaliza a nota. 

A partir de agora, o resultado será incorporado às listas de compromissos da UE e do Reino Unido na OMC. Ainda em nota, os ministérios afirmaram acreditar que as novas condições acordadas serão implementadas pelos parceiros com a maior brevidade possível.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirmou que as definições são fundamentais para as exportações de aves do Brasil. “As novas cotas deverão gerar impactos positivos nas vendas do setor, refletindo a elevada demanda que existe pelo produto brasileiro neste mercado”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895