Brasil e Uruguai realizam ações de controle ao morcego hematófago

Brasil e Uruguai realizam ações de controle ao morcego hematófago

Trabalho de cooperação resultou na captura de 463 morcegos em 40 refúgios vistoriados no país vizinho

Correio do Povo

publicidade

Equipes do Programa de Controle da Raiva Herbívora da Secretaria (PNCRH) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram de ações de controle a morcegos hematófagos no Uruguai. Os profissionais atuaram por cinco dias nos estados uruguaios de 33 e Rocha. No período, vistoriaram 40 refúgios e capturaram e trataram 463 morcegos Desmodus rotundus. Os mamíferos são vetores de doenças como a raiva herbívora, que pode infectar bovinos, equinos e ovinos de criação comercial. 

O chefe do PNCRH/RS da Secretaria,  Wilson Hoffmeister, afirma que diversas regiões do Estado têm áreas focais de raiva atualmente. “A raiva sempre preocupa, pois é uma doença letal. Sempre existe prejuízo aos produtores e não temos como eliminar todos os focos, pois dependemos da identificação de refúgios dos morcegos, o que é uma tarefa muito difícil. Os refúgios conhecidos são monitorados, mas tantos outros não são conhecidos”, destaca Hoffmeister.

No Rio Grande do Sul, existem 14 áreas focais de raiva herbívora em 17 municípios. Em abril deste ano, a secretaria emitiu alerta sanitário para doença na Fronteira Oeste do Estado. A pasta reforça a importância da vacinação dos rebanhos contra a doença e orienta os produtores a comunicar às inspetorias ou escritórios de defesa agroécuária a existência de focos de morcegos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895