Brasil exportou mais de 433 mil toneladas de carne de frango em maio

Brasil exportou mais de 433 mil toneladas de carne de frango em maio

Para ABPA, Ricardo Santin, manutenção de volumes acima da média recorde mensal demonstra uma percepção internacional positiva sobre gestão da gripe aviária

Correio do Povo

publicidade

As exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processada) totalizaram 433,3 mil toneladas em maio, volume 0,9% superior ao total embarcado no mesmo período de 2022. Em valores financeiros, as vendas geraram receita de 867,4 milhões de dólares, o que indica um crescimento de 4,1% na mesma base de comparação. Os dados são de levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

No acumulado de janeiro a maio, os embarques somaram 2,183 milhões de toneladas, superando em 9,7% o total registrado nos cinco primeiros meses de 2022. Em receita, o valor atingiu 4,281 bilhões de dólares, com aumento de 13,4% na comparação entre os dois períodos. De acordo com a ABPA, a China liderou as compras de carne de frango em 2023, com 328 mil toneladas entre janeiro e maio, volume 32,6% superior ao adquirido pelo país asiático no mesmo período de 2022

Para o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a manutenção das exportações em patamares acima da média recorde mensal, de 430 mil toneladas, demonstra uma percepção internacional positiva sobre o tratamento que o governo e o setor privado têm dado à influenza aviária – até o momento, só foram registrados casos em aves silvestres. “Ao mesmo tempo em que destaca a confiança do mercado internacional no status sanitário brasileiro, como também na nossa capacidade de garantir a oferta de produtos aos diversos países importadores”, disse o dirigente, em nota.

No caso da carne suína, as exportações do produto (entre in natura e processado) totalizaram 101,7 mil toneladas em maio, número 13,9% superior ao do mesmo período do ano passado. A receita das vendas foi de 251,4 milhões de dólares, resultado 23% acima na mesma base de comparação. De janeiro a maio, os embarques do setor alcançaram 481,1 mil toneladas e geraram receita de 1,149 bilhão de dólares, o que corresponde a crescimentos de 15,5% e 28,2%, respectivamente, na comparação com os primeiros cinco meses de 2022.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895