Cabanha registra nascimento de quadrigêmeos ovinos em Cruz Alta

Cabanha registra nascimento de quadrigêmeos ovinos em Cruz Alta

Fenômeno é considerado incomum dentro da espécie, que é caracterizada por partos individuais, duplos e triplos

Carolina Pastl

Ao todo, são duas fêmeas e dois machos, sendo que um deles é Naturalmente Colorido.

publicidade

A Cabanha da Divisa, de Cruz Alta, comemorou o nascimento de quadrigêmeos da raça ovina Île de France Puro de Origem (PO), nesta segunda-feira. A espécie é caracterizada por partos individuais, duplos e triplos. Os quádruplos são incomuns, mas não impossíveis e, segundo o veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) Joaquim Soares Neto, que atende o estabelecimento, ocorrem principalmente quando o animal está em condição nutricional ideal. “A raça tem genes para isso”, afirma.

Os filhotes foram concebidos por meio de inseminação artificial por laparoscopia e nasceram de parto normal. Como a ovelha sozinha não consegue alimentar os quatro, a complementação ocorre com leite de vaca.

Nos últimos quatro anos, a cabanha tem acumulado prêmios na Expointer, como um bicampeão Île de France e seis grandes campeonatos com diferentes raças numa só edição da feira.

O sócio-proprietário da Divisa, Ramiro Oliveira, diz que ainda não sabe se os novos integrantes do plantel poderão entrar para o time dos ganhadores de títulos no futuro. “Vamos ver como será a criação deles”, pondera. “Geralmente animais oriundos de parto individual ou duplo têm mais perspectiva para campeonatos.”

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895